sexta-feira, abril 08, 2011

Proposta Pedagógica

A Escola Mansao da Criança desenvolve um trabalho voltado a pré-escola, no qual visa o desenvolvimento do potencial da criança e a construção da linguagem infantil. A estrutura curricular da Escola Mansao da Criança é composta por três aspectos fundamentais:

Aspectos Pisicológicos
Está dividido de duas maneiras:

Fator afetivo Emocional
A escola deve proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor no sentido de amenizar a angústia do educando diante da ausência dos pais e frente a situações novas.


Fator Cognitivo
Através de um ambiente repleto de afeto, o professor deverá elevar a auto estima da criança com o objetivo de proporcionar o pleno desenvolvimento do potencial cognitivo de cada um, respeitando sua singularidade e sua maturidade psicobiosocial.


Aspectos Sócios-culturais
A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses grupos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a família, a casa, a escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas,etc.


Aspectos Biológicos
Ao propor atividades que visam à observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pré-escola está fornecendo à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para posterior estudo das ciências naturais.
O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saúde, alimentação, animais plantas, etc


Conteúdo
Conteúdo é tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações. É por meio de conteúdos que transmitimos e assimilamos conhecimento, mas é também por meio do conteúdo que praticamos operações cognitivas, desenvolvemos hábitos e habilidades e trabalhamos as atitudes, de maneira que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentario!